domingo, 13 de novembro de 2011

O que você está fazendo para salvar o planeta?

“Você já assistiu a filmes cheios de catástrofes, viu as previsões assustadoras nos jornais e na tv, teve longas conversas com os amigos. Agora, está na hora de arregaçar as mangas. Se você não sabe o que fazer para ajudar a esfriar o planeta, inspire-se nas personalidades. Aqui, elas mostram que até pequenas mudanças de hábito podem causar grande impacto na natureza.
Paola Oliveira (Atriz)
O hábito é recente, mas ela garante que já está totalmente incorporado em sua rotina. ‘Não sei mais misturar tudo. Aprendi como é importante selecionar o lixo.’ Boa pedida: separado, o lixo pode ser reciclado. Só para ter uma idéia, uma latinha leva cem anos para se decompor naturalmente; o plástico, 450 anos; e o vidro, 5.000. Quando vai às compras, Paola também tenta usar a menor quantidade possível de sacolas plásticas e, se pode, até dispensa o saquinho
Christiane Torloni e Victor Fasano (Atores)

Durante as gravações da minissérie ‘Amazônia – de Galvez a Chico Mendes’, eles, sensibilizados com a destruição da floresta, criaram o movimento ‘Amazônia Para Sempre’.
(www.amazoniaparasempre.com.br)
‘É a última e a maior floresta tropical do planeta’, diz Victor. ‘O objetivo é fazer com que seja cumprida a lei, que diz que a Amazônia é patrimônio nacional’, afirma Christiane. ‘Somos um povo da floresta’, continua ela.
Maria Clara Gueiros (Atriz)
Ela vendia tortas antes de estourar como comediante na tv – ficou conhecida no programa ‘Zorra Total’ (Globo) com o bordão ‘Vem cá, eu te conheço?’. Nem por isso deixou para trás os prazeres da cozinha. ‘Sempre separei o óleo que uso nos meus quitutes. Nunca jogo no ralo da pia porque sei que prejudica a saúde dos rios.’
Guisela Rhein (Modelo)
Ela já desfilou para John Galliano, Ralph Lauren e Ungaro, e acaba de fazer a campanha de cosméticos da Dior. Era pouco conhecida por aqui, até aparecer na última São Paulo Fashion Week, em junho. ‘Eu adoro o que faço, mas jamais vou entrar numa passarela usando uma peça que representa uma matança’, afirma. A top garante que não desfilaria assim por dinheiro nenhum. ‘Nem por US$ 1 milhão.’
Jorge Espírito Santo (Diretor do GNT)
Ele se preocupa com a ‘terrível’ previsão de falta de água. ‘Tomo banhos mais curtos.’ Ele está certo. Estimativas dão conta que, até 2030, um em cada três habitantes no mundo não terá acesso à quantidade de água potável de que precisa para viver. Mas mania mesmo Jorge, de 44 anos, tem com o gasto desnecessário de energia. Fica incomodado com eventuais desperdícios até na casa de quem não conhece direito. Mas não se inibe: vai ao interruptor e apaga a luz.
Juliana Knust (Atriz)
Ela sabe que o monóxido de carbono lançado na atmosfera pelos carros diariamente é um dos maiores vilões do aquecimento global e um dos poluentes mais agressivos para a natureza e a saúde. ‘Deixar o carro na garagem, sempre que posso, é a minha contribuição para a Terra, que ainda rende benefícios para mim’, diz Juliana.
Sandra de Sá (Cantora)
Ela, que também é atriz de cinema – interpretou Maria no longa-metragem ‘Antônia’ – fica indignada com a sujeira jogada nas ruas. ‘Não agüento ver papel, lata, garrafa de plástico nas calçadas ou nas praias.’ E não fica parada, esperando que alguém limpe. ‘Recolho tudo o que vejo pela frente. Precisamos cuidar do meio ambiente, isso é coisa séria.’ O lixo jogado nas ruas é levado pelos ventos e pelas chuvas para os rios e isso acaba causando mais enchentes, especialmente nas grandes cidades.”
E você? O que está fazendo pelo planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário