quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro:

Os preparativos em transporte público para a Copa do Brasil

O Dia Mundial Sem Carro é um evento que começou em algumas cidades na Europa, e se espalhou pelo resto mundo, consagrando o dia 22 de setembro, como o dia de deixar os carros na garagem, e se mover rua a fora de bike, a pé, ou utilizando um transporte público.

Infelizmente, a qualidade do transporte público oferecido no Brasil é precária, o que faz com que muita gente pense duas vezes em utilizá-los, só na cidade de São Paulo existem mais de seis milhões de veículos, e a tendência é aumentar. E a menos de três anos para o maior evento realizado no Brasil, a Copa do Mundo de Futebol, as obras e investimentos em transporte público, estão praticamente zerados nas cidades-sede. Os estados com obras mais adiantas são Pernambuco e São Paulo, com apenas 30% concluídos.
Nos estados do Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Ceará, e no Distrito Federal, nada foi feito até o momento. Em Salvador e Fortaleza, ainda não se sabe o que será feito para melhoria da mobilidade.
O problema é grave, não apenas pela proximidade do evento, e sabemos que em questão de atraso em obras, o Brasil é expert. Mas também, porque essas obras são de longe o maior investimento em transporte público realizado no país há anos. A população que já utiliza este tipo de transporte anseia pelas obras, e a melhoria na qualidade do serviço fará com que outras pessoas passem a utilizá-los.
Um dos principais objetivos do Dia Mundial Sem Carros, é mostra que existem outras formas de se locomover pelas cidades, sem a necessidade de sair, praticamente sozinho, num automóvel. Contudo, infelizmente sem a melhoria da qualidade do transporte público, isso é quase impossível.
Esperemos que as obras comecem a sair do papel, e que a melhoria da mobilidade das grandes cidades, realmente aconteça. Não com o aumento de vias para mais carros, mas com a melhoria do transporte público. A população tem que fazer seu papel, cobrar das autoridades e fiscalizar as obras, só assim teremos no Brasil um transporte público de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário