segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolsa Verde

BOLSA VERDE: VIDA EM RISCO POR R$300,00.


O Bolsa Verde, programa de transferência de rende que irá destinar R$ 300,00 a famílias carentes que prestarem serviços ambientais, ações de conservação em florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável tem sido um dos pontos discutidos pela Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira que alerta para o papel da biodiversidade na erradicação da pobreza.
Existe um programa parecido em Minas Gerais onde produtores rurais são pagos para promoverem a conservação e também para os que desejam recuperar áreas desmatadas.
O programa do governo possui um modelo diferente onde serão beneficiadas famílias carentes que moram em áreas de conservação. Essas áreas devem ser federais, mas o programa será expandido para outras áreas de conservação. Um fato interessante do programa é que ele faz parte do Brasil sem Miséria, programa do governa que objetiva retirar 16,2 milhões de brasileiros da miséria.
O pagamento do Bolsa Verde será feito com o cartão do Bolsa Família. O Programa Brasil sem Miséria ainda prevê a capacitação e o treinamento de 1,7 milhão de pessoas entre 18 e 65 anos até 2015. Porém ainda não está definido se as pessoas que serão contempladas com o Bolsa Verde serão capacitadas para realizar serviços ambientais.
Dentre os fatores negativos temos o valor irrisório da bolsa além dessas pessoas terem que lidar diretamente com grileiros e madeireiros. O clima nessas regiões é bastante violento e vários extrativistas foram mortos por defender as unidades de conservação e se recusarem a sair do local. Temos o trágico quantitativo de 5 pessoas mortas em apenas duas semanas do mês de junho.
O Bolsa Verde parece um bom programa de transferência de renda e de apoio a famílias que irão prestar serviços ambientais, mas se não tiver toda uma fiscalização das áreas de conservação, capacitação e proteção das mesmas que irão fazer denúncias contra grileiros e madeireiros, estaremos apenas colocando em risco a vida dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário