quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lixo no seu lugar

Seja um cidadão

Muito mais comum do que deveria ser, é a atitude de muitas pessoas que jogam lixo nas ruas. Incompreensível que esse comportamento seja executado tão naturalmente, que elas nem imaginam que estão cometendo um ato contra a cidadania.
Mesmo que você não encontre, um local adequado para jogar o lixo que tem em suas mãos, guarde-o e espere até encontrar um. Isso não causa nenhuma dificuldade e o resultado é absolutamente imenso, se cada indivíduo tiver responsabilidade sobre o seu lixo.

Quando você simplesmente se desfaz dele, de forma incorreta, você está gerando um problema que afetará outras pessoas e até mesmo você.
Além de tornar as ruas da cidade mais feias e sujas, com as chuvas esse lixo vai entupir bueiros e gerar enchentes que invadirão automóveis, casas, destruindo patrimônios e até matando pessoas.
É uma atitude tão simples que deveria fazer parte do comportamento natural das pessoas. Não precisaria ser lembrada e nem ensinada. É uma questão de bom senso.
Mesmo com as operações de verão, onde a ACMRI estava distribuindo sacos plásticos para os banhistas, orientando para manterem as praias limpas, em gente que não respeita e continua jogando lixo na areia. Portanto, mesmo estando no século 21, precisamos, infelismente, continuar ensinando, insistindo e educando a população.
O planeta precisa ser bem cuidado e ele é a nossa casa.
Imaginamos que as mesmas pessoas que jogam lixo nas ruas o façam nas suas casas também. Comem uma bala e jogam o papel no chão da sala. Lêem um panfleto publicitário e jogam no chão da cozinha. Se não fazem em suas casas, porque nas ruas da sua cidade, do seu bairro?
A questão é simples, mas parece que algumas pessoas não conseguem compreender. E para elas é necessário campanhas do governo explicando que essa atitude não é correta.

A educação deve iniciar em casa, com os pais dando exemplos de que o lixo deve ir para a lata de lixo. Existem muitas dessas latas, em todos os lugares. A escola também tem que fazer seu papel de educadora de cidadãos.
Mas, cada um deve fazer sua parte, assimilando os bons comportamentos que são praticados por pessoas educadas.
Aprendemos muito observando como pessoas que admiramos se comportam. Vamos dar o exemplo fazendo as coisas corretamente.
- Nunca jogue lixo pela janela do carro. Use o saquinho que é fornecido gratuitamente pelos postos de gasolina e lava - rápido,
- Papéis de bala, panfletos, embalagens de alimentos, jogue no lixo ou guarde até encontrar um local adequado, para jogar fora,
- Bitucas de cigarro, após devidamente apagadas, devem ir para o cinzeiro ou lata de lixo também. A rua, o gramado, a areia, o rio, o mar não são os lugares que devem recebê-las,
- Material reciclável deve ter um destino específico e não deve ser jogado fora de um local adequado. Quantas garrafas pet bóiam nos nossos rios. Não é o lugar onde deveriam estar.
É muito triste sabermos que coisas tão simples, como cada um cuidar do seu próprio lixo, tenha que ser um assunto a ser ensinado.
Porém, sempre que houver uma esperança de que algo pode ser melhorado, deve existir alguma atitude no sentido de alcançar esse objetivo.  
VAMOS INCENTIVAR A CONSCIENTIZAÇÃO DE PRESERVAÇÃO. TODOS NÓS FAZEMOS PARTE DESTE PLANETA QUE HOJE ESTÁ TÃO AMEAÇADO E DEPENDENTE DE NOSSAS AÇÕES. SE FIZERMOS NOSSA PARTE, CERTAMENTE TEREMOS INICIADO A SUA RECUPERAÇÃO E ISTO SERÁ NOSSO LEGADO AS GERAÇÕES FUTURAS." Acesse-acmri.blogspot.com me ajude a propagar essa ideia. Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário