quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Copo comestível de alga pode substituir descartáveis


Uma idéia mais do que genial , em um tempo onde os problemas ambientais têm ganhado grande repercussão na mídia em geral e o uso de produtos sustentáveis é cada vez mais difundido.
O uso de descartáveis, principalmente por empresas, gera um volume de lixo enorme. Os copos descartáveis têm vida útil muito curta. Calcula-se que dura em média 13s e depois vão ao lixo.


Muitas pessoas perguntam sobre o consumo de água para lavar as canecas, se não é mais prejudicial do que utilizar os descartáveis. A resposta é enfática: NÃO! Um copo descartável consome água em sua fabricação, cerca de um copo do líquido para cada copo produzido. E para reciclar esse copo é consumida mais água. Some a isso o petróleo usado em sua fabricação, o lixo que esse copo representa e os combustíveis gastos para fazer esse copo chegar até você. Agora multiplique esse número pela quantidade de vezes que você bebe água todos os dias e pelos dias do ano.


 Essa idéia mais do que genial foi realizada no escritório nascional  de desing norte-americano  The Way We See The World  desenvolveu um copo que pode , finalmente encerrar esse debate: o Jelloware.


 Feito de ágar-ágar , um tipo de gelatina de algas , o copo é comestível e , por isso resolve todos os problemas relacionados à produção de lixo , desperdício de água e poluíção  , debatidos no consumo dos demais tipos de copos . Coloridos e maleáveis , os Jellowares são fabricados em três versões - limão , mangericão , gengibre e hortelã , alecrim e beterraba- dando ao consumidor a chance de escolher o sabor que melhor combina com sua bebida .



  O produto só requer dois cuidados : se não for consumido imediatamente , ele deve ser quardado na geladeira , ao invés  do bom e velho armário de louças , e a sua ingestão  deve ser controlada . Isso porque , segundo os fabricantes , comer mais do que três  Jellowares por dia pode trazer prejuízos à saúde  , já que a ágar-ágar  possui propiedades laxantivas . Quem não quiser correr o risco de passar o dia inteiro no banheiro  ou estiver de regime  , nã precisa comer o copo : o Jellowares é biodegradável e , por isso , segundo os fabricantes , pode ser enterrado em qualquer área verde , que se transformará em adubo para as plantas .





 São essas idéias que fazem todo a diferença para o nosso Meio Ambiente , quem sabe não se pode também fazer o mesmo com pratos e outras coisas descartáveis ?


 Essa notícia foi mais que satisfotória que eu já postei no meu Blog espero que vocês também tenham gostado . E um brinde ao Meio Ambiente.
fonte; plantão meio ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário