quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dinheiro velho vai virar adubo na Amazônia

Antes deixada em lixões, parte das cédulas de dinheiro que o Banco Central joga fora terão agora um novo destino: serão adubo na Amazônia.
A proposta partiu de um funcionário do banco em Belém (PA), que por acaso cursa também agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia. Depois de mais de três anos de testes e negociações, o banco, a universidade, o governo do Pará e o sindicato de servidores do banco assinaram no ano passado um convênio de R$ 100 mil para desenvolver o projeto.
Inicialmente, serão usadas 11 toneladas de notas que o banco tritura todo mês na região Norte. Elas equivalem a aproximadamente R$ 17 mil. Com isso, as cédulas, que contêm metais pesados, deixarão de ir para aterros sanitários ou ser queimadas, como já foi feito.
O adubo terá, além de dinheiro, restos de grama seca (chamada de palhada) e de outros vegetais, que se tornam lixo no Ceasa de Belém. A potência do composto, disse Carlos Costa, professor de ecologia da UFRA que coordena o projeto, é comparável à das fezes da galinha, e superior à do esterco bovino. ”Isso é inédito no mundo. Acho que deve incentivar outros bancos centrais a fazer”, afirmou Costa sobre a ideia, que será patenteada. O adubo deve, dentro de um ano, começar a ser distribuído para pequenos produtores rurais de cidades próximas a Belém.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário