quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Meio ambiente vire um catador de lixo

Movimento quer despertar responsabilidade individual do cidadão sobre resíduos que produz; participe

Movimento quer despertar responsabilidade individual do cidadão sobre resíduos que produz; participe
Famosos como Chico Buarque, Milton Nascimento e Marília Pêra, entre outros, emprestam sua voz ao movimento, com o lema “eu sou catador”
Brasília será a segunda cidade do país a receber o Limpa Brasil Let´s Do It. Se você é da capital federal ou vai estar na cidade no dia 21, participe!
Milhares de pessoas sairão às ruas para ajudar voluntariamente no recolhimento dos resíduos sólidos descartados no espaço público de maneira irregular.
A ação já aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de junho, onde foram recolhidas mais de 17 toneladas de lixo reciclável.
O Limpa Brasil Let’s Do It! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo.
A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.
O projeto, que nasceu na Estônia e já se espalhou por 20 países, foi trazido ao Brasil com a colaboração da Unesco. Aqui, devido à extensão territorial e ao hábito ainda muito enraizado de jogar lixo fora do lixo, a iniciativa é voltada principalmente à conscientização da sociedade civil, motivo pelo qual terá duração de 10 anos, com ações bienais.
No dia 21 de agosto, Brasília contará com 30 pontos de entrega, que foram definidos junto ao Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, onde deverão ser entregues os resíduos recolhidos pelos voluntários durante a ação.
Alguns pontos de coleta de resíduos já definidos são: Lago Paranoá (Proposta Pontão), Parque Olhos D’água, Parque da Cidade, Jardim Botânico, Jardim Zoológico, Gama (Rodoviária ou Shopping – Estádio Bezerrão), Taguatinga (TaguaParque ou Católica), Sobradinho (Estádio) e Brazlândia (Espelho d’água).
A população da cidade já pode se cadastrar para participar da iniciativa. Basta acessar o site (aqui).
O voluntário poderá retirar na semana anterior à ação, em uma agência do Banco do Brasil, um kit com luvas e sacos confeccionados com matéria-prima renovável. Serão distribuídos 40 mil sacos de lixo e 20 mil luvas.
Os sacos de lixo entregues no Ecoponto poderão ser trocados por ingressos para um show com grandes astros da música brasileira, que acontecerá às 17h, no Gramado Central – Esplanada dos Ministérios, com a presença confirmada da banda Tihuana, In Natura, Dhi Ribeiro, Ellen Oléria, Renata Jambeiro e Ed Motta.
O evento terá uma dinâmica especial a partir do tema “do meu lixo cuido eu”. A ideia é fazer interrupções nas apresentações para cobrar dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização: o primeiro show limpo do Brasil.
“Muito mais do que limpeza das cidades, o movimento visa contribuir para a mudança de atitude da população com relação ao lixo jogado irregularmente no espaço público. Trata-se de um projeto de educação, valorização da cidadania e respeito ao próximo”, afirma Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil.
O movimento ainda será realizado nos próximos meses em Goiânia, Campinas, Guarulhos, São Paulo e Belo Horizonte.
Sobre o movimento Let´s Do It!
Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o movimento Let´s Do It! aconteceu pela primeira vez na Estônia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários, retirando 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas em um período de apenas 5 horas. No Brasil, o projeto organizado pela Atitude Brasil, empresa de comunicação social, cultural e ambiental em parceria com a Unesco, será realizado a cada dois anos, nos próximos dez anos.
A primeira ação realizada no país, no Rio de Janeiro, dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu 6,5 mil voluntários, que retiraram das ruas da capital carioca 17 toneladas de lixo reciclável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário