sexta-feira, 27 de maio de 2011

LIXO URBANO - TRISTE REALIDADE.

        A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT -  define “lixo” ou “resíduos sólidos”  como sendo “ restos das atividades humanas, consideradas pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo-se apresentar no estado sólido, semi-sólido ou liquido, desde que não seja passível de tratamento convencional”.
       Tendo em vista esta definição podemos considerar uma gama enorme de produtos que não nos são uteis, após certo tempo. Na lista desses produtos temos; metais, plásticos, vidros, etc....
Durante esta semana, fui observando os cantos da cidade onde vivo.
E pude verificar que nós humanos temos em nosso inconsciente o habito de nem ligar pra onde jogamos nosso lixo, pensamos que se apenas jogarmos em algum lugar esse lugar ou pessoas que se interesse pelo assunto irão recolher ou tratar do lixo.
       O lixo também pode gerar chorume e contaminar a água e o solo. Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causada por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos.  Doenças graves que, dificilmente imaginaríamos que viriam de atitude que por ventura, pode ter sido cometido por nós mesmos ou por parentes ou amigos. Nesta foto abaixo, podemos ver que têm varias garrafas do tipo long-neck jogadas no meio do que antes era mato e depois foi incendiado, mostrando que ali têm muitas garrafas deste tipo, logo de cara percebemos que elas são um prato cheio para os mosquitos da dengue, doença essa que está em estado de calamidade no nosso estado, – Depois deem uma olhada no tamanho da área e imagine quantas garrafinhas destas estão jogadas no meio.


Vejam que não são somente as garrafas que estão jogadas, também temos pacotes de chips, bolachas, pneus, etc...


   Mais alguns dados  interessantes sobre o lixo urbano;
 - Em 2000 o IBGE registrou 5.993 lixões, 59% deles em municípios com menos de 15 mil habitantes.
 - O brasileiro gera em média, cerca de 0,6 kg/hab./dia de resíduos sólidos urbanos, entre eles materiais orgânicos, seguido de materiais passiveis de reciclagem,  e mais 0,3 kg/hab./dia de resíduos de varrição, limpeza de logradouros e entulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário